Sérgio Lucas

“Forjar no trigo o milagre do pão”
Entre a arte do Kung Fu e da panificação, Sérgio Lucas da Silva, residente de Cupira, interior do Estado de Pernambuco, une duas paixões distintas, mas que o completa e gera sentido em sua vida. Todos os dias antes do sol nascer ele acorda, esquenta a água do café e escolhe um avental para mais um dia de trabalho como padeiro. Após 30 anos nessa profissão, esse ritual matinal se repete, assim como os processos diários de preparar a massa, modelar, colocar no forno e expor para vender.
Chico Buarque e Milton Nascimento cantam “forjar no trigo o milagre do pão, e se fartar de pão”, e de fato, é como se fosse mesmo um milagre.
Assim como em outras profissões, o padeiro também deixa a sua identidade e essência e por onde for, seja o pão doce ou salgado, todo mundo reconhece aquele que Sérgio faz. Tornou-se referência na cidade, possivelmente por sua sensibilidade e persistência. Esse ano ele completa três décadas de profissão, dedicação e da vida antes do sol nascer. Tenho orgulho de ser filho dele. Esse é o meu milagre.

Fotógrafo e graduando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Lucas Júnior integra o projeto de extensão e pesquisa sobre fotografia na arte contemporânea e retratos. Além disso, também desenvolve uma pesquisa sobre vigilância, controle e poder nas redes sociais. Como fotógrafo independente, cobriu manifestações sociais e culturais, bem como diversos eventos e peças publicitárias.
Sérgio Lucas